Rails Summit 2009: Estive lá

A Viajem

Eu, Ricardo e Chad

Foi cansativo, mas mais uma vez valeu muito a pena. Desta vez não conseguimos interessados suficientes para organizar uma caravana paranaeense, então nos aventuramos eu e o RicardoK a viajar de Londrina até São Paulo de ônibus. A viajem corria bem, até percebermos que era volta de feriado prolongado e que enfrentaríamos mais de 100km de trânsito lento. Chegamos com mais de 3 horas de atraso, mas ainda assim com muito tempo para descansar antes do evento. Fiquei no mesmo hotel do ano passado, perto do metrô tietê, onde havia combinado de dividir o quarto com o Leonardo Faria, programador de Divinópolis-MG que até então não conhecia pessoalmente.

O Evento

Eu e Vinicius Teles

A RailsSummit 2009 aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Convenções Anhembi. Foi a segunda edição do maior evento sobre o tema na América Latina. Estive presente também na primeira edição, que foi bem organizada e teve um valor especial para mim, pois foi onde consegui meu emprego atual. Devido a isso, já tínhamos uma expectativa muito boa para a edição desse ano, só não acreditava que seria possível um evento melhor que o do ano passado. Mas foi…

Neste ano não só corrigiram alguns poucos problemas que haviam ocorrido, como melhorar a temperatura do auditório B, como também aumentaram o espaço para networking e o espaço do restaurante, melhoraram o acesso à internet e acrescentaram tradução das palestras de português para para inglês. Além disso, como em um bom evento geek, tivemos um espaço com video-games, onde pude derrotar meu padrão no boxe do Wii =).

Quanto às palestras, mais uma vez tivemos temas variados abordados por grandes nomes internacionais e nacionais, que foram de escalabilidade e testes até empreendedorismo. O Leonardo fez um resumo do primeiro e do segundo dias. Foram muitas apresentações excelentes, com destaque para Gregg Pollack mostrando várias gems e plugins para ajudar na melhora da performance das aplicações no primeiro dia e para Vinicius Teles, falando sobre suas experiencias de empreendedorismo com a ImproveIt, e Obie Fernandez, que falou sobre a arte de desenvolver aplicações, já no segundo dia.

Encontros

Jony, Herval, Leozera, Eu e RicardoK

Participar de um grande evento como foi o Rails Summit também é uma ótima oportunidade para rever amigos que moram em outras cidades ou estados, e ainda para conhecer aqueles desenvolvedores que você só reconhece o avatar das redes sociais, twitter e IMs. Reencontrei o pessoal do paraná (Ozéias, Davis, Zé Gomes, Maurício) e de outros estados (Thiago Freire, Jony), e também conheci alguns railers pessoalmente pela primeira vez (Leonardo Faria, Herval, Roberto Soares, Diego e George Guimarães).

Tive a chance de conhecer também alguns participantes do rails-hits podcast, como o Elomar França e o Paulo Fagiani, que já estavam promovendo o Oxente Rails 2010, e o Vinícius Teles, que fez uma das palestras mais motivadoras da conferência.

E ainda, como na edição passado, o Chad estava presente, desta vez com mais alguns desenvolvedores vindos de Buenos Aires. É sempre bom poder conversar sem usar o skype, que é como fazemos diariamente no trabalho para a Reach.

Conclusão

Sem dúvidas, o que fica do evento é um saldo muito positivo. Algumas sugestões que fizemos no ano passado foram implementadas, como o uso do login no crachá do evento. Já as camisetas, para mim acabaram sendo um grande #fail. Deixo aqui os parabéns ao Akita e a Locaweb pela organização, aos patrocinadores do evento, e aos Railers de todos os cantos do Brasil e alguns de fora dele, que compareceram e fizeram uma conferência ainda melhor que a anterior. A comunidade parece estar crescendo e mais do que isso, está amadurecendo, com cada vez mais profissionais trabalhando e contribuindo com a tecnologia. Volto para a rotina de trabalho com a motivação renovada.

Published on in Blog